quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

E se falássemos a quatro olhos ?



E se falássemos a quatro olhos ? 

É uma a expressão que eu uso muito : falar a quatro olhos.

Isto é um convite.......
Quero conversar cara a cara, frente a frente, olho no olho. Logo, são 4 olhos que participarão do encontro……  Parece um hábito já ultrapassado, conversar cara a cara.
Numa sociedade agitada como a nossa, as nossas vidas estão cada vez mais ocupadas. Temos a agenda lotada de atividades e procuramos economizar ao máximo os  nossos recursos. Verdade? Além disso, existem mediadores muito práticos, como as redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp e o “Mensageiro”. Se desejarmos, também podemos convidar um amigo para conferenciar no Skype …
Existe ainda outro desafio: a falta de assunto. Alguns encontros são tão silenciosos que, para um observador externo, pode dar a impressão que são apenas dois estranhos compartilhando a mesma mesa num restaurante. A conversa pelas redes sociais é muito mais fácil. Não requer muito esforço, empenho e concentração. Também é preenchida com videos partilhados, e engraçados. Além do mais, por constantemente ficarmos informados sobre a vida dos outros e falarmos com eles na Net, parece-nos que já não existem temas sobre os quais desejamos compartilhar.
   Conversar cara a cara é um processo diferente. Não se resume a palavras. A entoação da voz, a velocidade com que se fala, a altura, a forma com que se olha e o movimento corporal também fazem parte da comunicação. Sim, conversar a quatro olhos é um fenómeno cognitivamente mais complexo do que falar nos chats.
  Por outro lado, é bem melhor. O contacto visual transmite muitas mensagens. Um olhar atencioso, amigo, pode ter mais força do que várias palavras. O abraço é comprovadamente um remédio para a mente. A ternura de um beijo não pode ser de forma alguma simulada digitalmente. Penso que as palavras são mais do que palavras quando são os nossos pulmões, cordas vocais, dentes e coração, é o sentir da pessoa que  dá vida.
Repito, talvez falte assunto. Porém, não é preciso sempre ter  que conversar. O silêncio também pode dizer muitas coisas. Existem diversas formas de falar, não apenas através da boca. Portanto, não se prenda às palavras. Estar presente já chega…..  As redes sociais têm a sua utilidade e pode ser difícil afastarmo-nos delas.
Para alguns, são necessárias para diversas finalidades. De qualquer forma, não deixemos de combinarmos , cafés, lanches etc, algo palpável ……e não deixar de vermos os nossos amigos com certa regularidade.
Existe uma energia emocional que é impossível ser transmitida através das nets. A Internet tem as suas limitações felizmente. Então, marque encontro para conversar com alguém. Jogue conversa fora. Perca seu tempo com uma boa companhia.
 O que se ganha com esses momentos é tão valioso juro que é …..


MDH

Sem comentários:

Enviar um comentário